top of page

CONHEÇA NOSSOS TRATAMENTOS

Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT)

A radioterapia de intensidade modulada (IMRT) é uma técnica que utiliza feixes de radiação com diferentes intensidades para concentrar a dose no tumor e poupar os tecidos saudáveis. Considera-se um dos métodos mais avançados e seguros de radioterapia com feixes externos, possuindo a vantagem de possibilitar um tratamento de grande eficácia e menor índice de efeitos colaterais. Com a IMRT é possível tratar tumores de mama, cabeça e pescoço, próstata, do sistema nervoso central, gastrointestinais, pélvicos, torácicos e tantos outros.

Radioterapia de Arco Volumétrico (VMAT)

Nesta técnica a radiação é administrada no tumor de forma contínua e precisa, enquanto a máquina de tratamento gira distribuindo a radiação de forma milimetricamente calculada. A VMAT é uma evolução da técnica IMRT e tem como vantagens a precisão e a velocidade da aplicação, o que possibilita um tratamento mais rápido e confortável para o paciente. Além disso, consegue poupar significativamente os órgãos saudáveis próximos ao tumor, o que implica ainda em menos efeitos colaterais.

Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT)

Utiliza imagens de tomografia, ultrassonografia ou raios-X para localizar o tumor e aplicar a dose com maior precisão, de forma a reduzir o risco de sequelas em tecidos sadios.  A IGRT possibilita um adequado controle de qualidade dos tratamentos com radioterapia, na medida em que permite a verificação diária da posição dos órgãos e do volume alvo, bem como da mudança da anatomia do paciente durante o curso do tratamento.

Radioterapia Conformada ou Tridimensional (RTC3D)

Utiliza a tomografia computadorizada para mapear a área a ser tratada e otimizar o plano terapêutico. A RTC3D é uma abordagem não invasiva, que permite atingir o tumor alvo com mais precisão, considerando sua largura, altura e profundidade. 

Radiocirurgia

Abordagem de alta precisão para tratamento de tumores (malignos ou benignos) e malformações arteriovenosas em regiões profundas do cérebro, sem que haja a necessidade de cortes, anestesia ou internação hospitalar. É considerada um tipo de radioterapia externa, que permite aplicar uma dose elevada de radiação em uma única fração, com alta precisão e segurança. Apesar das doses de radiação elevadas, essa técnica permite minimizar a exposição dos tecidos saudáveis.

Radioterapia Estereotática Extracraniana

Técnica também considerada de alta precisão para tratamento ablativo (destruição tumoral) radical ou paliativo de tumores primários ou metastáticos. Realizada em poucas sessões para abordar tumores de pulmão, fígado, linfonodos e metástases em geral.

Braquiterapia Ginecológica

Tratamento de radioterapia interna que consiste na colocação da fonte radioativa dentro do tumor ou próxima a ele. É uma das condutas terapêuticas mais utilizadas em casos de câncer de colo uterino, geralmente em associação com a radioterapia externa.

© 2024 por Dra. Christine Pinto. Todos os direitos reservados. 

bottom of page